Inglês em Santo André é na Escola Liverpool

  • 0
Cursos de inglês em Santo André (SP)

Inglês em Santo André é na Escola Liverpool

A Escola Liverpool oferece aulas de inglês em Santo André (SP) desde 1978. Durante todos esses anos, acumulamos muita experiência na área de ensino de idiomas e gostaríamos de compartilhar alguns desses insights com vocês.

Antes de mais nada, vamos falar sobre o tempo mínimo para se alcançar a tão desejada fluência. É muito comum encontrar publicidade online no Google alegando que é possível aprender inglês em menos de 1 ano, mas não caia nessa conversa.  Sejamos francos, as escolas de idiomas também são negócios, e como todo mundo precisam pagar as contas, então é comum falarem coisas deste tipo para atrair mais clientes.

Entenda, não estamos querendo julgar ninguém aqui. Mas vamos à verdade, que é compartilhada por todos professores sérios de inglês do Brasil: o tempo mínimo para alcançar fluência mínima no idioma é de pelo menos 18 meses de muito empenho.

Como assim muito empenho? Entenda que estamos falando de um aluno(a) que assiste a todas as aulas, faz todas tarefas de casa e que consome inglês com frequência. Como você deve ter percebido, a rotina regular de estudo é essencial no aprendizado. Ou seja, de nada adianta ficar pulando de escola em escola igual um turista, sem se dedicar em casa. Para que ficar procurando tantos cursos de inglês em várias regiões do Brasil, assim como em Santo André, se parte da solução está em você mesmo?

Nenhuma escola é capaz de fazer todo o serviço pesado para você, lide com isso. Em todos os casos, a escola é responsável apenas por 50% do seu aproveitamento, e olha que estamos chutando para cima. De resto, cabe a você dizer se vai ser fluente mesmo.

A função da escola de inglês é mostrar o caminho das pedras. Oferecer conteúdo relevante, aulas para praticar a conversação, material de leitura e recomendações de vídeos na internet. Todas as instituições legítimas de ensino, como a própria Escola Liverpool, farão de tudo para entregar esse roteiro de estudos.

Agora, você está disposto a encarar esse desafio? Sejamos francos, muitas vezes não. Sempre há tarefas demais atrapalhando sua vida. Todos nós sempre trabalhamos muito, sempre estamos ocupados demais, nunca temos tempo para nada. Bom, aqui aproveitamos para, mais uma vez, dar outra dica quente que descobrimos ensinando cursos de inglês em Santo André todo esse tempo.

Tempo ninguém tem, mas a gente acha. É simples assim. É impossível esticar as nossas 24 horas. Porém, é possível pegar 15 minutinhos de estudo antes de ir para o churrasco de domingo, não é? Ou melhor, será que realmente não dá para estudar 10 minutos durante o percurso para o trabalho? É claro que dá. Geralmente, os alunos da Escola Liverpool que tiveram mais sucesso foram justamente os mais ocupados. Foram aqueles que, apesar de tudo, achavam tempo. Eram aqueles que, mesmo com todos problemas pessoais, ainda tentavam fazer o melhor. Nunca se esqueça disso.

Até agora deve ter ficado claro que seu esforço pessoal é muito importante. Mas de que jeito é possível estudar inglês de um jeito mais eficiente? Basicamente, consumindo a língua inglesa. Sabemos que você deve estar cansado de ouvir isso, mas ouvir músicas, assistir séries, ver vídeos e ler notícias no idioma estrangeiro é realmente essencial para se ter avanços concretos.

Não importa o nível de proficiência, sempre haverá conteúdo disponível para você na internet. Se você está no básico, relaxe que há muitos sites com notícias em inglês adaptadas, inclusive com o áudio para se acompanhar a pronúncia. Para citar um exemplo, temos o genial News in Levels (https://www.newsinlevels.com/), que justamente oferece notícias reescritas para o básico, intermediário e avançado.

Se sua paixão são as séries, melhor ainda. Com a popularização do Netflix no Brasil, há uma enorme variedade de opções com áudio na língua inglesa na plataforma. Caso não seja assinante, é muito fácil descolar DVDs baratinhos nos sebos do Centro de Santo André (SP), ou até mesmo em São Paulo, na capital.

Um jeito legal de estudar é pegar um episódio repetido do seu seriado favorito. Então, assista 10 minutos deste episódio sem legenda. Em seguida, volte ao início e coloque a legenda em inglês. Pegue um caderninho e anote algumas expressões novas. Tente entender o significado apenas pelo contexto. Por fim, assista os 10 minutos de novo com legenda em português para ver algumas traduções. Só nesta brincadeira, foram 30 minutos de estudo ativo.

Estude 30 minutos por semana e em dois meses já vai notar avanços. Estude uma hora por semana e verá resultados ainda melhores. Tente maximizar esse tempo de acordo com sua rotina. Quanto mais, melhor.

Ah, e tem mais. Além de escolher uma série que você gosta, também pode ser enriquecedor assistir algo que se passe nos tempos atuais, de preferência a partir dos anos 90. Por quê? As gírias vão ser mais atuais, e geralmente as situações serão muito mais parecidas com a sua própria vida. Neste grupo podemos inserir facilmente Friends, Seinfeld, How I met your mother e Modern Family.  

Ainda no âmbito audiovisual, aproveite também as oportunidades disponíveis no YouTube. Com a popularização das câmeras digitais, hoje praticamente qualquer um pode filmar seu dia a dia. Em outras palavras, há muitos norte-americanos, canadenses, britânicos e australianos mostrando suas vidas 24 horas por dia. Como geralmente não há um roteiro (com exceções, é claro, pois alguns canais são muito bem produzidos), podemos vivenciar expressões naturais em inglês sem pagar nada por isso. Mesmo se você não pode estudar inglês no Brasil, em São Paulo, ou não é capaz de bancar cursos de inglês em Santo André, acompanhe a vida dessas pessoas.

É como se pudéssemos fazer um intercâmbio sem sair da cadeira. Parece muito utópico e pretensioso, mas confirmamos isso pela vivência com os alunos. Aqueles que gostam de consumir inglês no YouTube, acompanhando canais estrangeiros, também costumam apresentar um domínio superior do idioma.

Se conseguimos estimular sua curiosidade, recomendamos o canal de Erik Conover, que além de viajar para outros lugares, tem uma seção especial sobre a vida dele em Nova York. Se você é mais jovem, curta também a vida na high school (ensino médio americano) no canal de Sydney Mcgee, sobre a rotina na escola e seus passeios no fim de semana.

Bom, esperamos que tudo isso possa ser relevante para sua evolução no inglês. Portanto, se você já deu o passo inicial de acreditar mais em você mesmo, agora com certeza faremos a nossa parte do trato como escola de inglês, de guiar seu estudo. Marque aí, A Escola Liverpool fica localizada na Rua Correia Dias, 165, e oferece cursos de inglês em Santo André há mais de 30 anos. Você será mais do que bem-vindo(a) em nossa escola!



Nenhum Comentário